segunda-feira, 22 de março de 2010

O Cristão e o vinho


“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” (Provérbios 20:1).

Este assunto pelo que pesquisei é muito debatido. Alguns defendem dizendo que o vinho é até recomendado por trazer benefícios a saúde e que o próprio Jesus bebeu vinho. Outros de que como o homem em seu estado pecaminoso, enquanto habitante deste mundo, não consegue ter controle sobre as astutas ciladas do diabo que busca oportunidades de afastá-lo de Deus.

Eu sou da corrente de que o crente deve se afastar da aparência do mal. De que eu não devo fazer nada que venha a causar escândalo e manchar o nome de Jesus em minha vida, bem como saber que sou templo do Espírito Santo de Deus.
Alguns tem alegado que o crente deve, se for pensar nos malefícios do alcool, também atentar para a comida, o refrigerante, o sedentarismo e outras coisas mais que também prejudicam a saúde. Só que apesar disso ser verdade, a bebida e a ingestão de alcool é o que tem mais preocupado as autoridades, porque além de prejudicar a vida do condutor, também atinge e mata pessoas inocentes. Por isso o crente deve ser prudente - (Efésios 5:15) - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios..." o crente precisa ser prudente e andar segundo a vontade do Senhor.
Eu gostaria de refletir agora sobre um outro aspecto legal (jurídico) em que o crente pode ser enquadrado por beber e dirigir. A bebida
consumida sem controle ou discernimento causa grandes tragédias. Em Gênesis 9:20-23 mosra a embriaguês de Noé e as consequencias daquela atitude impensada. O texto diz: "E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. - E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. - E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. - Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai." Nóe de tão bêbado que estava ficou sem roupa. É comum ouvirmos pessoas dizendo que quando quiserem elas param. O que na verdade aconece é que que muitos deles param nos hospitais, param nas delegacias, param em acidentes graves ou não de trânsito, param em casa causando confusão na família ou batendo na mulher e nos filhos, entre outras coisas mais.

Vários são os alertas sobre os resultados do uso do vinho fermentado no Velho Testamento:

  • O vinho causa excitação:

"Então, o Senhor despertou como de um sono, como um valente que o vinho excitasse." (Salmo 78:65 ACF)

  • O vinho faz cambalear:

"Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino." (Salmo 107:27 ACF)

  • O vinho é zombador:

"O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio." (Provérbios 20:1 ACF)

  • O vinho leva à indigência:

"O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá." (Provérbios 21:17 ACF)

  • O vinho faz com que o que bebe se fira:

"Como o espinho que entra na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos tolos." (Provérbios 26:9 ACF)

  • O vinho faz com que se rejeite a obra de Deus:

"Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede." (Isaías 5:11-13 ACF)

  • O vinho faz errar:

"Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo." (Isaías 28:7 ACF). Segundo a fonte -· http://www.luz.eti.br/es_ocristaoeovinho.html.

Ponto de embriaguez

A partir de que ponto uma pessoa pode ser considerada como estando embriagada? A taxa de álcool no sangue varia de acordo com o peso, altura e condições físicas de cada indivíduo. Porém a tabela a seguir pode ser utilizada como um parâmetro médio:

Quantidade de álcool por litro de sangue (em gramas)*

Efeitos

0,2 a 0,3 g/l - equivalente a um copo de cerveja, um cálice pequeno de vinho, uma dose de uísque ou outra bebida destilada.

As funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade são prejudicadas.

0,3 a 0,5 g/l - dois copos de cerveja, um cálice grande de vinho, duas doses de bebidas destiladas.

O grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando sensação de calma e satisfação.

0,51 a 0,8 g/l - três ou quatro copos de cerveja, três copos de vinho, três doses de uísque.

Reflexos retardados, dificuldades de adaptação da visão a diferenças de luminosidade, superestimação das possibilidades e minimização de riscos e tendência à agressividade.

0,8 a 1,5 g/l - a partir dessa taxa, as quantidades são muito grandes e variam de acordo com o metabolismo, com o grau de absorção e com as funções hepáticas de cada indivíduo.

Dificuldades de controlar automóveis, incapacidade de concentração e falhas na coordenação neuromuscular.

1,5 a 2,0 g/l

Torpor alcoólico, dupla visão.

2,0 a 5,0 g/l

Embriaguez profunda

5,0 g/l

Coma alcoólica

* Fontes: Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e médicos.

Um motorista embriagado, mesmo que se sinta lúcido, terá seus reflexos psicomotores desorganizados, por isso é um suicida e um criminoso em potencial, ainda que involuntário. O modo como o álcool afeta o comportamento humano varia de indivíduo para indivíduo. Mas, pode-se saber as diferentes taxas de concentração de álcool no sangue e os efeitos que ela causa. No Brasil, as leis de trânsito (Resolução 476/74) consideram dirigir em estado de embriaguez, quando o nível de álcool no sangue (alcoolemia) for igual ou superior a 0,8 g/1 ou o nível de ar exalado no bafômetro, for 0,00038 g/1. Segundo a fonte - http://alcoolismo.tudosobre.org/sinais-da-dependencia-do-alcool.html

Segundo estas fontes e tantas outras que verificamos com os nossos próprios olhos, é que não recomendo a ingestão de qualquer tipo de de bebida que contenha alcool e que possa de alguma forma denegrir e prejudicar a vida do ser humano e a imagem de Deus em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário